Desafios no preparo e na capacitação

Texto por Ester Camilo

O Instituto Bíblico Rev. Felipe Landes, realizou, nos dias 2 a 6 de maio de 2022 a 1ª Semana Teológica. Com o tema: “Cosmovisão Cristã da Cultura, Família, Educação, Política e Trabalho”.

Em média 70 a 80 pessoas participaram diariamente, com olhares e ouvidos atentos, prontos para aprender, houve muita liberdade para fazer perguntas e colocações.

Percebemos o quanto foi relevante a abordagem destes assuntos, tão importantes na formação dos alunos, no ministério dos missionários e membros da igreja indígena.

Semana teológica

No desafio da interculturalidade, as tratativas destes temas segundo a Palavra de Deus, contribuem para o crescimento saudável da igreja.

Louvamos a Deus pela capacitação e instrumentalidade de cada um dos preletores, trazendo os princípios bíblicos de forma profunda e muito compreensiva para a diversidade de culturas.

O Instituto Bíblico, que neste ano completa 42 anos, tem direcionado seu olhar para as necessidades de formação de obreiros indígenas, como também o fortalecimento daqueles que estão envolvidos na obra missionária.

Durante o último ano temos realizado e participado de algumas capacitações especificas, que tem como propósito fortalecer o ministério dos egressos e alunos atuais. 

Vários campos da Missão Evangélica Caiuá, atualmente são compostos ou fortalecidos com a presença de obreiros formados neste Instituto. A experiência tem nos mostrado que este investimento, que por vezes se torna muito longo, vale a pena! Atualmente 6 alunos de três etnias estão se preparando, vencendo barreiras enormes quanto ao aprendizado em uma língua e cultura diferente.

Alunos do Instituto

Percebemos o quanto a população infantil e adolescentes tem crescido e estão cada vez mais cedo diante da violência, do uso de drogas e abusos. Isto nos inquieta e nos deixa preocupados pois vemos a necessidade em ter um ministério infantil, abrangente e sólido, capaz de alcançar esta geração.

A nossa oração tem sido para que Deus desperte o coração dos nossos irmãos, em suas aldeias, para que se disponham a serem enviados e preparados para o ministério em sua própria cultura. Também, que obreiros sejam enviados para o desafio deste treinamento.

Olhamos e vemos os campos brancos para ceifa, mas os trabalhadores ainda são poucos. Nossa responsabilidade com a população indígena do Brasil é uma colheita profícua.

Contamos com a sua participação neste ministério.

A Missionária Ester Camilo
é Deã do Instituto Felipe Landes