Hospital e Maternidade Porta da Esperança

Desde 01 de Março de 1963 o Hospital e Maternidade Porta da Esperança é referência nacional na área de saúde indígena. Localizado em Dourados – MS, o Hospital e Maternidade Porta da Esperança destaca-se pela sua atuação no combate à Tuberculose e ao COVID-19 junto à comunidade indígena das etnias Kaiwá, Guarani e Terena. O trabalho de missionários e profissionais da saúde, somado a uma infraestrutura composta de sala de emergência, 50 leitos, farmácia, cozinha hospitalar, laboratório de análises clinicas, e ultrassom contribuem para o bem estar dos nossos irmãos indígenas.

Quando se realizava a pesquisa de campo colhendo dados para o ínicio das atividades da Missão Caiuá, os pioneiros neste campo de trabalho constataram que os povos indígenas da região estavam sendo dizimado por diversas enfermidades como febre amarela e tuberculose.

Em função desta realidade, na fundação da Missão, veio junto com a primeira equipe de trabalho um missionário médico da igreja metodista, o Dr. Nelson de Araújo, para liderar um trabalho social de assistência médica entre os indígenas. Enquanto construía as primeiras residências, edificava-se também um prédio, rustico, onde se instalou o ambulatório e alguns alojamentos para internações. Estas primeiras internações em saúde conduziram mais tarde para a criação do Hospital Indígena Porta da Esperança, que tem sido ao longo dos anos a referência em saúde indígena na região e no País.

Atualmente o Hospital Porta da Esperança atende por meio do SUS (Hospital 100% SUS), colocando à disposição do sistema de saúde cinquenta e três leitos. Por meio de doações e parcerias o hospital possui uma boa infraestrutura para atender ocorrências e internações de gravidade médias contando com uma máquina de Raio-X e uma máquina de Ultrassom para diagnósticos mais rápidos in loco. Também são feitos partos no hospital o que significa uma grande ajuda tendo em vista as grandes deslocações que as gestantes indígenas teriam que fazer para ser atendidas na rede pública na cidade de Dourados. 

Os custo para operar um hospital deste porte que vive basicamente de verbas do sistema SUS são muito altos. As doações recebidas a Missão Evangélica Caiuá proporciona não só manter os serviços de referência como também proporcionar uma atendimento mais humanizado aos nossos irmãos indígenas. É com gratidão a Deus que agradecemos aos parceiros anônimos, a aos membros da Igreja Presbiteriana do Brasil e Igreja Presbiteriana Independente do Brasil que tem sido parceiros nesta obra missionária, tornando possível a manutenção desta obra por 94 anos.