III CAPACITAÇÃO COMAD

PorVALDOMIRO CARDOSO FILHO

III CAPACITAÇÃO COMAD

Teve início no último dia 26 de junho o III Seminário de Conscientização do Uso Abusivo de Drogas com o foco nas Relações Intrafamiliares da Grande Dourados, realizado pelo Comad. Na abertura o Presidente Sr. Rogério Fernandes Lemes fez uma explanação sobre as Políticas Públicas Antidrogas adotadas pelo Conselho, apontando para reuniões e parcerias que estão sendo firmadas. Enfatizou ainda, a participação significativa das entidades, totalizando 30 (trinta) instituições, somando 60 (sessenta) conselheiros e suplentes.

Na sequência palestrou a Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEAD), Srª Denise Fátima Barbosa Souza e Silva que abordou aspectos históricos e sociais sobre a utilização de drogas pela sociedade. Seu enfoque foi nas Políticas Públicas e suas implicações diante do quadro da política atual, orientou quanto as atribuições dos Conselhos Municipais e Estaduais.

No segundo dia do Seminário, deu-se início ao ciclo de palestras com a Psicóloga Tanise de Oliveira Fernandes falando sobre o Olhar da SESAI na Saúde Indígena enfatizando os aspectos das ações na saúde primária e prevenção do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Falou ainda sobre os aspectos da Reserva Indígena de Dourados, terras, acampamentos e retomadas, considerando que a área tem uma superpopulação concentrada nas aldeias. Enfatizou que o uso abusivo de álcool e drogas ilícitas (maconha e crack) tem um grande impacto nas famílias e no aumento de violência.

Fizeram uso da palavra a Assistente Social Barbara Jandaia de Brito Nicodemos que orientou quanto as problemáticas das famílias desestruturadas em nossa sociedade, da importância de investimentos nas políticas públicas e análise quanto as estruturas sociais da contemporaneidade. O antropólogo Waldenir Bermini Lichtenthaler trouxe importantes informações sobre o contexto da formação da Reserva Indígena de Dourados e suas implicações no decorrer da história, considerando os aspectos étnicos, culturais e sociais a qual os indígenas são submetidos na sua vida diária.

Durante a tarde a equipe do canil do 3º BPM-PMMS-Dourados-MS fez uma apresentação com os cães e as técnicas para localizar objetos. Na sequência a Psicóloga e Mestre Rosemeire Souza Martins abordou os temas Adolescentes e Drogas Prevenção e Uso, Arte de adolescer. Muitos casos da utilização de drogas estão relacionados com o contexto familiar, quando a criança entra na puberdade e adolescência ocorrem.  diversas alterações, crises e conflitos que acabam agravando a incidência de jovens nas drogas e até mesmo suicídio.

Durante o evento foram realizadas homenagens do Legislativo Municipal para os Conselheiros e Palestrantes com Moções Legislativas.

 

Por: Valdomiro Cardoso Filho

Sobre o autor

VALDOMIRO CARDOSO FILHO administrator

Deixar uma resposta