I Fórum da Reserva Indígena de Dourados-MS
Sabedoria Indígena: Caminho para construir uma Aldeia sem Males

Aconteceu na Vila Olímpica nos dias 15  17 de abril de 2019 o I Fórum Reserva Indígena de Dourados-MS com o tema: Reflexão sobre a Educação, Saúde e Agricultura Indígena (Arandu Porã: Teko Omopu’ã Arã Tekoha Marane’ỹ), promovida pelo Núcleo de educação Escolar Indígena de Dourados (NEEI/CEAID/SEMED).

O evento contou com a participação de diversas autoridades de diversos segmentos: diretores, coordenadores, professores e alunos das escolas indígenas, políticos, produtores locais e ainda população em geral. A organização do evento foi do NEEI/CEAID/SEMED Dourados, FUNAI – CR Dourados, Escolas Indígenas de Dourados e Região, com apoio da UFGD, CEAID, FUNAI, SEMED – Dourados, SIMTED Dourados, Faculdade Intercultural Indígena da UFGD.

Os principais objetivos do evento foram criar um espaço permanente de reflexão sobre educação, cultura, saúde e produção de alimentos na comunidade; identificação das dificuldades e propostas prioritárias, encaminhando-as ao poder público; organizar a comercialização de produtos indígenas na comunidade; valorizar os produtores indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru (Fonte: UFGD).

Segundo a professora Teodora “o evento foi um momento e espaço importante de discussão e reflexão sobre a Educação Escolar Indígena, saúde e produção. O evento revelou os avanços e as dificuldades que a comunidade enfrenta em todos os aspectos, inclusive de ter de lidar com preconceitos da sociedade, porém discutiu-se a importância de enfrentar e superar dificuldades e demonstrar para a sociedade a capacidade que os Povos Indígenas tem. O que falta são oportunidades de demonstrar e mostrar para a sociedade todas as riquezas culturais que existe na comunidade e que na RID não há somente problemas, como muitos acham”. 

Foi elaborado um documento com demandas e propostas que serão encaminhadas as instituições públicas municipais estaduais e federal.