XIII Assembléia Terena

PorVALDOMIRO CARDOSO FILHO

XIII Assembléia Terena

Aconteceu nos dias 08 e 11 de maio na Aldeia Ipegue  em Aquidauana-MS, A XIII Assembleia Terena, reunindo cerca de 800 indígenas de diversas etnias.

Estiveram presentes as lideranças indígenas, caciques, líderes de retomadas, mulheres, anciões e jovens. Contou ainda com a presença do Rev. Silas (Missão Evangélica Caiuá), Sonia Guajajara, (Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB), Joênia Wapichana, (primeira deputada indígena do país, Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Direitos dos Povos Indígenas), Edmilson Brito Rodrigues (deputado federal pelo PSOL-PA), Áures Carolina (deputada federal pelo PSOL-MG), Erisvan Guajajara (Mídia Índia), Talíria Petrone (deputada federal pelo PSOL-RJ e membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) e Luiz Eloy (assessor jurídico da APIB).

Foram tratados diversos assuntos relacionados as demarcações das terras Terena, Guarani Kaiowá e Kinikinau e Kadwéu, manutenção do Subsistema de Saúde Indígena do SUS, efetivação da política de educação escolar indígena diferenciada e com qualidade, fim da violência, da criminalização e discriminação contra os povos indígenas, entre outros assuntos.

Fonte: https://jornalistaslivres.org/em-assembleia-povo-terena-diz-nao-devemos-temer-os-puxarara/

Por Jair Vieira da Costa Jr

Revisado: Rev. Valdomiro Cardoso Filho

Sobre o autor

VALDOMIRO CARDOSO FILHO administrator

Deixar uma resposta