Celebração de 95 anos da Missão Evangélica Caiuá.

No dia 26 de agosto, comemoramos com imensa alegria os 95 anos da Missão Evangélica Caiuá e os 15 anos da Igreja Indígena Presbiteriana do Brasil. A sede da Missão foi palco de nossa celebração que reuniu indígenas não apenas de Dourados, mas também de Amambai, Caarapó, Porto Lindo, Sassoró, Taquapiry, Guassuty, Campestre, além das caravanas vindas de Dourados, Amambai, Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro.

A liturgia desse dia especial foi conduzida pelo presidente da Missão Evangélica Caiuá, Rev. Geraldo Silveira, com a participação do Presidente da IIPB, o Presb. Ezaú Mamede Terena. No culto da manhã, o Rev. João Luiz Furtado ministrou a palavra, enquanto na parte da tarde o atual Diretor Executivo, Rev. Simei Mariano foi o encarregado desta missão.

Durante toda a celebração, cânticos ressoaram na voz dos irmãos da igreja indígena e no Coral da Escola Mitã Rory de Amambai, que louvaram tanto em português quanto em Guarani Kaiowá.

Ao término do culto, dedicamos um momento especial para homenagear o Rev. Beijamim Benedito Bernardes e sua esposa Margarida, que encerraram um período de 38 anos à frente da Missão. Também prestamos homenagem ao Presb. Enoque Bernardes, que dedicou 30 anos de sua vida como construtor de várias igrejas nas aldeias e edifícios na Sede, junto com sua esposa Gracinha.

As crianças da Escola Mitã Rory cantaram uma canção especialmente composta por Jânio Sanches para esse momento, entregando uma placa com a letra em Guarani e Português ao Rev. Beijamim e sua esposa Margarida. A Assembleia da Missão Evangélica Caiuá anunciou que o novo prédio administrativo receberá o nome do Reverendo em forma de homenagem.

O casal Vera Villon e Jorge Villon, representantes do “Trabalho do Rio de Janeiro”, também prestaram suas homenagens. Uma família Kaiowá honrou o Reverendo, lembrando da relação e respeito desde seu pai, entregando um quadrinho com o rosto do casal entalhado na madeira. Representando a APMT, o Rev. Marcos Mota encerrou o momento das homenagens dentro do templo, e seguimos para a frente do templo, onde indígenas realizaram uma dança típica de sua cultura em homenagem ao Reverendo Beijamim, erguendo-o e proclamando a palavra “Honoyo”, que significa Vitória.

Depois, dirigimo-nos ao Instituto Bíblico Felipe Landes, onde desfrutamos de um grande churrasco preparado com carinho por missionários e voluntários.

Na parte da tarde, retornamos ao templo, onde cada uma das congregações indígenas teve a oportunidade de apresentar um hino do hinário “Japorahei joa”. Em seguida, testemunhamos um momento de batismos. O Reverendo Simei Mariano ministrou a palavra, e o Reverendo Beijamim encerrou com uma oração e impetrando a bênção.

Essa celebração foi mais do que um evento; foi um momento de reflexão, ação de graças e renovação de compromissos. Continuaremos a trilhar essa jornada de amor, serviço e fé junto às comunidades indígenas com humildade e determinação.

Confira mais imagens do evento: