Na madrugada do dia 08 de julho um Incêndio na Aldeia Jaguapiru dentro da Reserva Indígena de Dourados, destruiu a Casa de Reza que ficava sobre a responsabilidade dos Anciãos Cacique Getúlio Juca e Sra. Alda. O espaço é sagrado para os Guarani-Kaiowá, chamado de Gwyra Nhe’engatu Amba na língua kaiowá, era a última construção para esta finalidade que resistia na terra indígena. Recentemente realizou-se um projeto para reforma, mas infelizmente não foi possível a concretização.
O local era referência cultural da comunidade, recebeu diversos eventos. Também utilizado para orientação espiritual, cantos tradicionais aos mais jovens, além de receber crianças para batismo, benzimento e tratamentos médicos tradicionais. Era o principal meio de conhecimento para o povo indígena. Para os nativos, a casa de reza é mais do que o local de prática de rituais religiosos, é ao mesmo tempo o fortalecimento da resistência do povo Guarani-Kaiowá na região.
Sua estrutura era feita de madeira e palha fazendo com que o fogo se alastrasse destruindo tudo rapidamente, os moradores tentaram apagá-lo, mas não obtiveram sucesso. O corpo de bombeiros foi acionado, mas não houve tempo suficiente para combater o incêndio.
Por Andressa Ymara Villas Bôas
Revisado por Valdomiro Cardoso Filho
Dourados, 10 de julho de 2019
Missão Evangélica Caiuá
Sobre o autor